de Santa Maria para o Mundo

27 de dez. de 2016

Há alguns meses atrás eu tive a oportunidade de trabalhar com Emile Amorim.  Formada em Educação Especial, na UFSM, a estudante demonstrou ser determinada e esforçada no decorrer do curso de Inglês Para Viagens. Ela estava prestes a viajar para Atlanta, onde apresentaria seu projeto de pesquisa (pelo PIBID), no ramo da Educação Especial. Quando ela chegou para fazer a entrevista, pensei no final "Hummm...Será que vai dar tempo de nos prepararmos para essa apresentação?". Foi então que aprendi uma lição com Emile: que a dificuldade pode ser um mero detalhe para quem não sabe falar outra língua. Quando este detalhe não supera o objetivo e e a determinação da pessoa, ele é um mero detalhe. Foram meses de preparo e, embora eu saiba que ela tenha de continuar seus estudos, tenho certeza que Emile tenha feito uma bela apresentação no exterior. Porque aprender outra língua não se trata, exclusivamente, de ter dificuldade ou facilidade, mas se trata, igualmente, na confiança que a pessoa tem em si mesmo. (Na foto: Emile em Atlanta, prestes a fazer a sua apresentação).



NOS CONTE COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA, EMILE! :)                                              


"Os receios e ansiedade antes de viajar para um lugar diferente é comum, mas quando o destino é outro país, os medos e incertezas parecem tomar conta da gente. Além da perspectiva de conhecer outra cultura, outra língua e aproveitar os pontos turísticos de Atlanta- GE, minha viagem me proporcionava outro desafio: apresentar um de meus estudos durante a graduação do curso de Educação Especial em um congresso muito famoso na área. Minha proximidade com a língua inglesa não era dos melhores, apenas conseguia compreender alguns textos e pronunciar palavras mais comuns, então ao chegar a confirmação de aprovação do trabalho, ainda mais na modalidade oral, veio o desespero, e agora? Cerca de apenas cinco meses antes da viagem, aprender uma língua se tornava muito distante da minha realidade, pois além do estudo de uma nova língua, tinha as burocracias da viagem, em que um curso de inglês completo não iria suprir minha necessidade.


Foi então que conheci a teacher Vanessa, indicada por uma ex professora, que me ofereceu aulas particulares de inglês para viagem (tudo o que eu precisava). Durante a semana conseguíamos encaixar os melhores horários entre o trabalho e a correria do dia a dia de ambas. Como minha proximidade com o inglês era colegial, iniciamos desde a gramática das frases até chegar no livro para viagem, em que continha todas as etapas de minha viagem, desde o aeroporto até minha apresentação no congresso em que eu participei. 


As aulas particulares fizeram toda a diferença nessa experiência única e incrível em que tive, e me deram maior segurança para viajar mais tranquila e tentar me comunicar sem medo de errar. Essa experiência de conhecer Atlanta me deixou com vontade de continuar o estudo da língua inglesa e voltar para conhecer mais o país, pois levar um pouco dos estudos realizados aqui no Brasil e aprender um pouco mais sobre a cultura de outro país me fez crescer muito em minha profissão. 





E como a própria Vanessa me disse durante meus momentos de medo e receios: o que tu irá aprender lá ninguém pode te tirar.... e com certeza, essas foram umas das melhores experiências que pude ter até hoje.". (Emile)


Nenhum comentário:

Postar um comentário