Família Trilíngue.

6 de out. de 2013


O pequeno menino de mãe brasileira, e pai mexicano, vive em Round Lake, nos Estados Unidos.
O que será que a família dos subúrbios de Chicago tem para compartilhar conosco?







Conheci a mãezona Suzy Nieto através da querida colega do Centro de Educação Infantil da CASA DA CRIANÇA, Patrícia Trindade. 
 Ambas estavam curtindo o reencontro ao lado dos filhotes, como mostra a foto.







 LITTLE GABRIEL



Os pais do pequeno Gabriel se conheceram em Chicago, no ano em que Suzy trabalhava como babá e estudava no curso ESL. Suzy é brasileira e Jose é mexicano, mas, desde que se conheceram, optaram por se comunicar em inglês. O que mudou com o nascimento do pequeno Gabriel.

Desde que o pitoco nasceu, Suzy conta que ela e Jose passaram a falar as três línguas dentro de casa.
Português, espanhol e inglês. Os avós mexicanos paparicam de um lado, e os avós brasileiros paparicam do outro. Eita, Gabriel!! E assim vai crescendo este menino, no meio de um ''malabarismo'' de idiomas. E olha que apesar dos limites da pouca idade, a mãezoca Suzy relata que ele entende muito bem português e pronuncia bem as palavrinhas que aprendeu. Inclusive o papai Jose está aprendendo português como nunca desde que conheceu Suzy. Graças a você, Gabi!

E quanto ao inglês, ein mocinho? Será que você não se confunde os idiomas durante a alfabetização? 





''OI, FALOU COMIGO?''













Gabriel foi colocado em uma escolinha bem cedo, para que ele não tenha dificuldades na alfabetização em inglês. Sem contar que sua mãe ajuda-o em casa. Os dois brincam de ABC juntos.

''Ele fala todas as letrinhas, algumas em inglês, outras em português. Mas, independente da mistura feita, o que é normal, posso falar em qualquer língua que ele entende e corresponde. Isso é ótimo. Temos outros amigos que também é Família Trilíngue; as crianças com 8 e 10 anos e já falam fluentemente três línguas. Fico feliz e esperançosa em saber.''

Depois de começar ir a escolinha, Gabriel começa a falar algumas palavras em inglês naturalmente ''Please, Thank you...''. Portanto, ele aprende inglês assim: na escola, com os amigos, assistindo desenhos, interagindo com vizinhos, etc.

Notamos que o pitoco é sortudo não só por ter pais de origens diferentes, mas também por eles se dedicarem veemente a dar uma educação trilíngue de forma prazerosa ao filho, buscando uma interação contínua do Gabriel amigos da escola, com os vizinhos, familiares, etc.

É cativante encontrar pessoas assim. Tão bom saber sobre Suzy e agora compartilhar com pais de casa e toda Equipe do Centro de Educação Infantil da Casa da Criança. Agradeço de coração, Suzy, a sua disponibilidade e boa vontade ao compartilhar suas experiências conosco.

''Eu e Jose somos realistas e não temos toda a certeza de que Gabriel irá escrever e falar 100% as três línguas, mas nós vamos fazer o possível para ajudá-lo no que for preciso e estiver ao nosso alcance. Sei que será um desafio para ele quando notar que os amigos da escola não falam português e espanhol em casa, e, talvez, ele irá querer fazer exatamente o mesmo. Falar em inglês sempre. Porém, nós enquanto pais, iremos incentivá-lo e ensiná-lo a nunca ter vergonha de se expressar, falar, questionar nos outros idiomas quando necessário; mas, muitas coisas dependerá da personalidade dele(...) O que jamais queremos deixar de lado é o cultivo de nossas culturas e origens. Isso é muito importante. Tenho muitos amigos brasileiros aqui e sempre que podemos nos unimos para falar da mesma questão: ensinar nossa língua mãe aos nossos filhos.'' (Suzy)



Minha família, minha vida!





Mi familia, mi vida!







My family, my life!

Nenhum comentário:

Postar um comentário