Ivana Stojkovic...de Bilíngue para Quadrilíngue...

7 de out. de 2013


A bela da foto cresceu na cidade de Viena, Áustria. Sem ter outra escolha, Ivana teve uma infância
com muitas dificuldades por causa de sua alfabetização em duas línguas: sérvio e alemão.  Ivana sempre acreditou que todas dificuldades enfrentadas apenas possibilitaram que novos caminhos e ótimas oportunidades surgissem em seu caminho (tanto para aprender outros idiomas (inglês e francês) quanto para sua carreira artística como bailarina, modelo e atriz). Que sucesso!


Quando Ivana Stoijkovic nasceu, sua mãe(Sérvia) - que não dominava alemão - recém tinha se mudado para Viena. Por isso, durante toda a sua infância ela teve que aprender a se comunicar em ambas as línguas: alemão e sérvio. Em casa, em viagens de férias e entre familiares, ela falava somente sérvio, por isso seu único momento para praticar o alemão era na escola.  Para Ivana, este processo dificultou seu rendimento na escola, pois seu alemão era muito limitado para acompanhar os colegas da forma como deveria.

''Muitas vezes me encontrei distraída dos outros e preocupada; antes de me comunicar e perguntar algo ao professor ou aos colegas, falava baixinho para eu mesma a sentença em sérvio e alemão para não me perder na hora da fala''. 

Então como as barreiras foram superadas por Ivana, uma vez que sua mãe não falava muito bem alemão para ajudá-la?

''Eu tive que descobrir maneiras de fazer isso sozinha. Essa é uma forma de aprender rapidamente: quando você não tem outra saída a não ser essa....APRENDER, because you have to. Por isso comecei a assistir mais desenhos animados, filmes infantis, ler livros pequenos, etc. 
Sempre ouvi os sérvios dizer: ''The more languages you can speak, the more you are worth as a person''. Talvez agora eu os entenda melhor, pois assim que  eu pude falar duas línguas muito bem, não tive dificuldades em aprender inglês e francês. Por causa da minha criação bilíngue, eu posso me comunicar em tantos países, como: Áustria, Alemanha, Suíça, Sérvia, Croácia, Bósnia, Macedônia, Montenegro, Eslovênia, Bulgária. E eu simplesmente adoro tudo isso!!!! É muito útil para minha vida e, agora mais do que nunca, para a minha carreira (como modelo iniciante, tenho que viajar muito). Meu desenvolvimento bilíngue foi realmente difícil, mas tudo depende da forma que você encara dificuldades postas em sua vida. Em meu caso, me ajudou a vencer barreiras na infância e agora me aperfeiçoa, também, profissionalmente.''


Working...


 Wella Austria Tour...


Working...

Nenhum comentário:

Postar um comentário